quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Educação brasileira hoje.

Considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, é através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola ou a faculdade tornaram-se ilusoriamente para algumas pessoas locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor, mas o Brasil continua ainda tendo a escola e principalmente a universidade voltada para a elite.
Contudo, ao olhar para o cenário atual da educação brasileira, fica claro que estamos longe de um ensino de qualidade. Enquanto se fala em PCNs, Piaget e Vygotsky para lá e pra cá, em construtivismo e outras coisas a mais, temos escolas superlotadas de alunos que não se interessam por nada do que se ensina ali, o que é ensinado é algo considerado supostamente importante para a vida dos alunos, e os interesses desses alunos não são levados em conta.
As escolas continuam se estruturando como há muito tempo atrás, estipulando um número de anos para desenvolver um determinado curso, traz as tradicionais matérias do currículo, desenvolve uma série de conhecimentos gerais que eventualmente possa um dia servir para que o aluno utilize no mercado de trabalho ou na sua vida. Sem falar que a escola até hoje está presa ao antigo quadro e giz o que não é suficiente para reter a atenção dos alunos acostumados aos avanços tecnológicos.
Os cursos oferecidos são longos com conteúdos específicos, o aluno estuda como, por exemplo, Língua Portuguesa, Matemática e Geografia dentro de um currículo fechado desconectado da realidade, o que não faz sentido porque as mudanças acontecem rapidamente na sociedade e a escola precisa caminhar junto com essa evolução. As escolas brasileiras não estão atentas com as mudanças que ocorrem em todos os setores da sociedade, o que é indispensável para que possa se reestruturar para atender as novas necessidades que vão surgindo.
A nossa escola hoje continua oferecendo uma série de informações, que não sabemos para que servem, e qual é a finalidade e a qual necessidade vai atender. A educação pública brasileira trabalha com um padrão mínimo de qualidade que nem mesmo a LDB especifica que mínimo é esse.No Brasil vejo uma mistura de tendências pedagógicas, onde a tendência neoliberal está cada vez mais presente. Infelizmente a ideologia fatalista e imobilizante do discurso neoliberal está a solta, e nossas escolas públicas de ensino básico estão sucateadas, foram deterioradas pela má administração pública, a corrupção, o descaso para com alunos e professores.

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